O Brasil é um país extremamente miscigenado formado por várias etnias, culturas entre outras diferenças que enriquecem o país. Entre essas várias culturas estão os povos originários responsáveis por formarem uma das características mais marcantes do povo brasileiro que é o hábito de tomar vários banhos durante o dia.
Essa data foi instituída durante o governo do Estado Novo, de Getúlio Vargas em 1943 com a alcunha de Dia do Índio com forte influência do indigesnista brasileiro Marechal Rondon e também tem relação com o Congresso indigesnista Interamericano, realizado em 1940 no México.
Esse dia tem como principal objetivo hoje celebrar a diversidade cultural, étnica e combater os preconceitos que essa população enfrenta para serem reconhcidos como filhos desta terra, e também estabelecer políticas públicas que garantam direitos desses povos.
A data sofreu modificação na nomeclatura no ano de 2022, de Dia do Índio, passou a ser chamada de Dia dos Povos Indígenas porque o antigo termo não respeitava as diversas etnias existentes no país e englobava todos numa única esfera. Em todo o país a data é marcada por comemorações e conscientização sobre a importância de se conhecer e exaltar a contibuição cultural dos povos originários na formação do Brasil.
Fonte: JTNEWS