No Estado do Piauí, o grupo de Celíacos promove a campanha Maio Verde, como o mês da conscientização da doença e escolheram o dia 20 de Maio como Dia Nacional da Pessoa Celíaca, com o objetivo de dar visibilidade e chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas de proteção para pessoas celíacas.
A Ponte Estaiada Mestre Isidoro França receberá iluminação especial na cor verde pela data especial, que apesar de não ter sido oficializada, já é reconhecida por vários estados do Brasil.
A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1% da população mundial tem a doença celíaca e no Brasil, são cerca de dois milhões.
"Nós temos um grupo de pessoas e familiares de pessoas celíacas, que é vinculada a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Desde 2016 a gente vem lutando por uma política pública nacional e a inclusão da data no calendário oficial como Dia Nacional do Celíaco. Já temos o projeto de lei, mas ainda não foi sancionada" declarou a Clea Mara Coutinho, que faz parte da organização do grupo aqui no Piauí.
Fonte: JTNEWS