Geral

Adeus a Gal Costa: Cantora é velada na Assembleia Legislativa de São Paulo sob forte comoção

Uma das maiores vozes da MPB, a artista encantou clássicos brasileiros e marcou história com Barato Total e Meu Bem, Meu Mal

Foto: Reprodução/Facebook
Gal, uma das maiores vozes da história da música do Brasil, morreu pela manhã, aos 77 anos

Nesta sexta-feira (11/11), o corpo da cantora Gal Costa está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, os portões foram abertos ao público às 9h20 e a cerimônia ocorre até às 15h. O enterro será restrito a amigos e familiares.

Foto: Felipe Rau/ESTADÃO / Estadão
Cantora é velada na Assembleia Legislativa de São Paulo

A cantora morreu nessa quarta-feira (09/11), aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. Fãs e familiares, incluindo o filho da cantora, Gabriel Costa Penna, se despediram da artista. A atriz Sophie Charlotte, que interpretará Gal no longa Meu Nome é Gal, também esteve presente.

Gal se recuperava de uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria longe dos palcos até o final do mês. A cantora já tinha agenda marcada com a turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, que ocorreria entre dezembro e janeiro de 2023.

Uma das maiores vozes da MPB, a artista encantou clássicos brasileiros e marcou história com Barato Total e Meu Bem, Meu Mal. Marcou o histórico disco Tropicália com Baby, música do "amigo-irmão" Caetano Veloso.

Momentos marcantes da carreira da cantora

Foto: Reprodução/Facebook
Gal, uma das maiores vozes da história da música do Brasil, morreu pela manhã, aos 77 anos

Primeiro disco solo

Em 1969, Gal lançou seu primeiro disco solo, intitulado "Gal Costa". Antes desse lançamento, a cantora estava participando de projetos coletivos, como Domingo, com Caetano Veloso, e Tropicalia ou Panis et Circencis, que marcou o movimento da Tropicália.

Gal se une a outros nomes

Seis anos depois de seu primeiro álbum solo, Gal Costa se junta com Gilberto Gil, Caetano e Bethânia para o show da banda hippie "Doces Bárbaros" — nome que também batizou as apresentações.

Aliás, o grupo, além de ganhar produções audiovisuais sobre sua história, também foi enredo de escola de samba.

Lançamento e sucesso de "Água Viva"

Três anos depois, em 1978, Gal lança mais um disco solo, que então seria seu primeiro disco de ouro, "Água Viva". Esse lançamento marcaria uma nova era na carreira da cantora, que agora assumia uma personalidade mais madura e menos hippie.

Hall da fama

Enfim, no início dos anos 2000, Gal Costa entrou para o Hall da Fama do Carnegie Hall, em Nova York. O reconhecimento veio depois do show "40 Anos de Bossa Nova", que fez em homenagem a Tom Jobim.

Homenagens 

O cantor Caetano Veloso, emocionou a todos ao publicar uma homenagem para a amiga Gal Costa. Através do Instagram, ele narrou alguns fatos principais da vida do ícone da música popular brasileira, e destacou os principais fatos, desde quando a conheceu, até os últimos anos. 'Gal era uma menina que morava na Rua Rio de São Pedro, na Graça. O mais tocante era a emissão da voz. João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e eu percebemos isso', iniciou ele.

Foto: Divulgação/Recanto
Gal Costa e Caetano Veloso

Gilberto Gil, também falou sobre o laço de amor que os unia. “Quando penso nela, lembro dela, tudo nela era doçura, era suavidade. Era uma pessoa muito suave”, disse Gilberto Gil.

Rita Lee, amiga de longa data, homenageou Gal com uma foto antiga das duas. "O nome dela é Gal, a garota da voz de veludo. As forças de luz estão com você", postou a cantora em uma rede social.

Milton Nascimento mostrou a música “Paula e Bebeto”, que gravou com Gal, e disse: “Eu te amo e vou te amar pra sempre”.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, também lamentou a morte da cantora: “O país, que Gal Costa cantava para mostrar sua cara, hoje perde uma de suas grandes vozes. Mas o legado, a obra, a lembrança e as canções serão eternas como seu nome, Gal”.

“O Brasil que ela sempre encantou com a sua voz única, magistral, hoje inteiro chora, como eu. Uma amiga que, mesmo longe, sempre mantive admiração e respeito. Deus a receba na sua mais pura luz. É triste demais, difícil demais. Muito duro”, lamentou Maria Bethânia.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias