O advogado Hartônio Bandeira foi ameaçado por um policial armado nessa quarta-feira (24/02), após um desentendimento na Delegacia de Polícia Civil de Pedro II (PI). O policial teve que ser contido pelo delegado durante a briga.
Segundo o advogado, desde o dia 18 de janeiro, ele havia procurado o delegado para receber documentos, no entanto não teve a solicitação atendida. Ontem (24/02), Hartônio Bandeira voltou à delegacia e não foi atendido, sendo informado que deveria aguardar por 30 minutos do lado de fora.
Passados os 30 minutos, o advogado adentra novamente o estabelecimento e o policial sai transtornado afirmando que não o atenderia. No vídeo, o advogado aparece com a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alegando que possui prerrogativa para adentrar o recinto, segundo a Lei. 8.906/94.
O policial foi filmado com a arma na mão, enquanto o advogado pedia que a situação fosse filmada. “Filma! Filma! Eu estou trabalhando e você puxando arma pra mim”, diz Hartônio Bandeira no vídeo.
Em nota de repúdio, a OAB-PI lamentou o ocorrido e pediu que as autoridades responsáveis investiguem e punam o policial pelo ocorrido.
"Gravações de vídeos demonstram o abuso praticado pelo policial civil, em total demonstração de despreparo para o exercício da função. O fato impediu o exercício da profissão do advogado naquele momento, em manifesta violação da lei que deve salvaguardar, violando o direito fundamental de assistência judiciária provida por advogado legalmente habilitado, bem como violando as prerrogativas profissionais da advocacia", diz a nota assinada pelo presidente da subseção da OAB em Piripiri, Manoel Inácio Vieira de Sá.
Fonte: JTNEWS