O advogado Marcelo Leonardo Barros Pio foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pelos próximos dois anos.
Foram indicados três advogados na lista encaminhada à Presidência da República: Marcelo Leonardo Barros Pio, Edvar José dos Santos e Fábio Leal da Silva Viana.
O TRE-PI é composto por sete juízes, dois são advogados escolhidos através da lista tríplice feita pelo Tribunal de Justiça do Piauí, que encaminha os nomes para o Presidente da República fazer a escolha de um deles para o cargo.
Marcelo Pio é pretenso candidato à vaga de desembargador do TJ/PI
A nomeação do advogado Marcelo Pio, foi publicada no Diário da União do último dia 14 de setembro do ano em curso. Como já divulgado pelo JTNEWS Marcelo Pio é pretenso candidato à vaga de desembargador do Estado do Piauí pelo Quinto Constitucional, ou seja, a ser escolhido preliminarmente numa lista de 12 nomes pelos advogados do Estado, por meio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí.
Em seguidoa o Conselho Estadual da Ordem escolhe 6 nomes que são encaminhados ao Tribunal de Justiça, que, por sua vez encaminha uma lista de três nomes para que o governador do Estado, Wellington Dias escolha um deles para ocupar a vaga de desembargador, até o momento provida pelo decano Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.
A data da eleição deve estar sendo anunciada nesses próximos dias, provavelmente ainda neste dia 21/09.
Fonte: JTNEWS