Os controles nas fronteiras da Alemanha, impostos temporariamente devido à pandemia de COVID-19, deverão ser afrouxados a partir do próximo sábado (16/05), anunciou o Ministério do Interior do país nesta quarta-feira.
O ministro do Interior, HorstSeehofer afirmou que os controles gerais de fronteira acordados com França, Suíça e Áustria, previstos para terminar em 15 de maio, serão estendidos até 16 de junho, mas o maior número possível de travessias será reaberto.
"O objetivo é que, a partir de meados de junho, queremos ter livre trânsito na Europa", disse ele, acrescentando que os controles podem ser reimpostos se houver novos surtos.
Segundo o Ministério do Interior alemão, os afrouxamentos são consequência de uma evolução positiva das infecções pelo novo coronavírus. Caso o número de contágios em regiões vizinhas volte a subir acentuadamente, com mais de 50 novas infecções por 100 mil habitantes registradas ao longo de sete dias, a Alemanha voltará a fazer um controle mais intenso nas fronteiras.
Fonte: Agência Brasil