Geral

Ali Kamel deixa o comando do jornalismo da Globo

Ricardo Villella foi escolhido para assumir a função a partir de 2024; Kamel ocupará a nova função de coordenador do Conselho Editorial do grupo.

Foto: Divulgação/Marcos Serra Lima/Globo
Ali Kamel assume função no conselho editorial do grupo após 34 anos de trabalho na empresa.

O diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, deixará suas funções executivas na empresa em dezembro deste ano. O grupo enviou comunicado na última terça-feira (29) informando que o comando do jornalismo da casa passará para Ricardo Villela, que atualmente ocupa o posto de diretor-executivo de jornalismo.

Foto: Reprodução Internet
Ali Kamel assume função no conselho editorial do grupo após 34 anos de trabalho na empresa.

Segundo o comunicado, Kamel manifestou o desejo de deixar as funções executivas do jornalismo. O executivo passou os últimos 22 anos em posições de liderança na Globo e, a partir de janeiro de 2024, passará a ocupar a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo.

O novo chefe do jornalismo, Ricardo Villela, chegou na Globo em 2005 e ocupou os cargos de editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo. Também coordenou o Jornal Nacional, as redações de São Paulo e Brasília e ocupava, há dois anos, a diretoria-executiva de jornalismo.

Com a promoção de Villella, o cargo de diretor executivo de jornalismo passará, a partir de janeiro de 2024, para Miguel Athayde, diretor da GloboNews. Já o comando do canal de notícias ficará sob a responsabilidade de Vinicius Menezes, atualmente diretor regional de jornalismo do Rio de Janeiro.

Em comunicado enviado aos funcionários e também à imprensa, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, enalteceu o profissionalismo e a dedicação de Ali Kamel.

“Ali sempre foi um companheiro sereno, íntegro, decisivo. Ao longo dos últimos 22 anos, coordenou a cobertura de seis eleições presidenciais e cinco eleições municipais. Em todos os grandes eventos, nacionais e internacionais, pudemos sempre contar com a certeza de que, com ele à frente, nosso jornalismo cobriria os fatos com a qualidade que desejamos”, disse Marinho.

No comunicado, o diretor-presidente também destacou a atuação e postura de Ali Kamel durante a pandemia de Covid-19, contando que o executivo telefonava diariamente para acompanhar o estado de saúde de colegas que estavam doentes.

“Em meu nome e da minha família, agradeço ao Ali pelos anos de dedicação e empenho que tanto nos ajudaram a escrever a história da Globo até aqui. E desejo a ele, ao Villela e ao Miguel sucesso nas novas funções nos anos que estão por vir”, encerrou Marinho.

Fonte: JTNEWS com informações do Meio & Mensagem

Última Notícias