Geral

Amarelo, laranja ou vermelho para chuva: como alertas podem reduzir riscos de desastres

A ideia, com os alertas, é reduzir os impactos de eventos extremos que representam perigo à população, como tempestades, ventos fortes e raios

Foto: JTNEWS
Em categorias diferentes, os alertas meteorológicos antecipados auxiliam Defesa Civil e cidadãos na prevenção de acidentes

Os meses de março e abril costumam registrar maiores volumes de chuvas nas regiões Centro-Norte e Norte do Estado. Por conta do cenário climático característico deste período, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) tem emitido avisos meteorológicos antecipados que auxiliam a Defesa Civil a executar ações articuladas, sobretudo em áreas de risco.

Foto: JTNEWS
Em categorias diferentes, os alertas meteorológicos antecipados auxiliam Defesa Civil e cidadãos na prevenção de acidentes

A ideia, com os alertas, é reduzir os impactos de eventos extremos que representam perigo à população, como tempestades, ventos fortes e raios. Representados em escalas diferentes de perigo, os alertas são classificados nas cores amarelo, laranja e vermelho. Os avisos do Inmet são emitidos diariamente por meio do site do órgão (www.portal.inmet.gov.br) ou pelo aplicativo de celular disponível em lojas virtuais.

Alerta vermelha

No alerta mais intenso, na cor vermelha, há previsão de chuva de 60 a 100 mm/dia e ventos maiores que 100 km/h. Além disso, há risco de danos em construções, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, enxurradas e grandes estragos em geral.

Alerta laranja

Em alerta laranja, a precipitação pode registrar entre 30 e 60 mm e ventos entre 61 e 99 km/h. Segundo este aviso, há risco de corte de energia e queima de eletrônicos, queda de galhos de árvores e incidência de raios.

Alerta amarelo

Já no alerta amarelo, as chuvas podem registrar menos de 30 mm e ventos intensos entre 40 e 60 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, risco de queda de galhos de árvores e leves alagamentos.

De acordo com a meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Sônia Feitosa, o alerta vermelho é o menos comum no Piauí.

“O Inmet emite os avisos diariamente, que iniciam às 10h e encerram às 10h do dia seguinte. Os eventos mais recorrentes no Estado estão classificados nas cores amarela e laranja. Por meio deles, a população pode se programar melhor e evitar até sair de casa em alguns cenários”, orienta Sônia.

O secretário de Estado da Defesa Civil (Sedec), José Augusto Nunes, orienta o cidadão a buscar formas de se proteger durante tempestades. “É ideal estar atento às notificações sempre que tiver um aviso para a cidade e tomar algumas atitudes que podem reduzir riscos de acidentes, como não se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos eletrônicos, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e outdoors”, explica o gestor.

Previsão de chuva nos próximos dias

O Inmet divulgou modelo de previsão meteorológica que aponta cenários de chuva para os próximos quatro dias, no Piauí, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As precipitações devem se concentrar, principalmente, na Grande Teresina, Vale do Longá e Médio Parnaíba.

Ainda segundo o órgão, até às 10h desta terça-feira, a capital está sob alerta laranja de chuvas intensas.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Última Notícias