Justiça

Após advogadas serem vítimas de possíveis crimes cometidos por colega, OAB-PI determina apuração no Tribunal de Ética

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto determinou ao presidente do Tribunal de Ética a devida apuração dos lamentáveris fatos

Foto: Reprosução TV BANDE/PIAUÍ
Advogada Ravena denuncia que foi vítima de crime de injúria racial por colega advogado

Após um grupo de advogadas, tendo à frente, a jovem Ravena Mendes,  acionar a Polícia Civil do Piauí, acerca do lamentável episódio, o delegado-geral Luccy Keyko, determinou a abertura do procedimento policial adequado para apurar os possíveis crimes alegadaos pelas vítimas. 

Foto: Reprosução TV BANDE/PIAUÍ
Advogada Ravena Mendes denuncia que foi vítima, dentre outros, de crime de injúria racial, por colega advogado

O fato envolve as denunciantes e outro advogado, conhecido como Dr. Francisco, todos participantes de Grupo de Whatsapp que usava o nome da instituição advocatícia. O  advogado é acusado de proferir injúria racial e outros tipos de violência contra as colegas advogadas.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí (OAB-PI), enviou a seguinte Nota ao JTNEWS:

Nota de Esclarecimento 

Diante dos fatos ocorridos no grupo de Whatsapp não institucional intitulado “OAB Piauí 2”, na noite do domingo (21/08), a Presidência da OAB Piauí determinou, de ofício, ao Tribunal de Ética e Disciplina, a instauração de procedimento administrativo para apuração de todas as condutas incompatíveis com o exercício e a dignidade da advocacia no episódio mencionado. 

Foto: Divulgação/OAB-PI
OAB-PI

Por oportuno, determinou ainda a apuração da utilização indevida de símbolos e nomenclaturas privativos da Ordem dos Advogados do Brasil. 

A OAB-PI, ao tempo em que não compactua com posições pessoais depreciativas da dignidade da pessoa humana e da advocacia, repudia veementemente todos os tipos de violências de gênero, especialmente contra a mulher.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWS
Presidente da OAB-PI, Celso Neto, determina apuração de fatos no âmbito do Tribunal de Ética da Instituição

A Ordem trabalha diariamente pela preservação de direitos e tem como obrigação moral zelar pela ética e por resguardar os direitos da advocacia, indistintamente. 

Dessa forma, a instituição reitera a disposição para, através da Comissão da Mulher Advogada e de todos os seus órgãos, adotar as providências necessárias à restauração do equilíbrio e do decoro, a exemplo das medidas já adotadas.  

Celso Barros Coelho Neto
Presidente da OAB-PI

Fonte: JTNEWS

Última Notícias