A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote, realizadora do Salão do Livro do Piauí (Salipi), confirmaram nesta sexta-feira (07) a participação especial do escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro ‘Ainda Estou Aqui’, na 23ª edição do evento, que acontece entre os dias 6 e 15 de junho de 2025.
A obra escrita por Marcelo Paiva inspirou filme homônimo, que angariou o primeiro Oscar do Brasil, vencendo a categoria de ‘Melhor Filme Internacional’. O escritor vai ter participação de destaque no SaLiPi, considerado a maior feira literária do Piauí. A confirmação da presença do autor foi feita após reunião entre os organizadores do evento.
Segundo a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, a participação do escritor de ‘Ainda Estou Aqui’ trará importante discussões aos participantes da feira. “É discutir a literatura de uma maneira geral. Discutir o papel da mulher, Eunice Paiva, mulher de Rubens Paiva, que lutou até o fim contra a ditadura, contra o cerceamento do direito da liberdade, e sobretudo pela democracia”, afirmou a representante da instituição.
O presidente da Fundação Quixote, Kásio Gomes, relembrou a história de parceria com a UFPI na realização da maior feira literária do Piauí. “São dez anos que o evento acontece nas dependências da Universidade Federal, aproximando a comunidade em geral da comunidade acadêmica. De 6 a 15 de junho o espaço da instituição é o espaço de realização do Salipi, transformando o Piauí, especialmente Teresina, na capital do livro e da leitura”, declarou.]
Brasil no Oscar
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ venceu o prêmio de ‘Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, realizada na madrugada desse domingo (02). A produção brasileira, baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história de Eunice Paiva, após o desaparecimento e morte do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar.
A obra dirigida por Walter Salles teve Fernanda Torres como protagonista, no papel de Eunice Paiva.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1