A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) investe em programas e projetos para incentivar, cada vez mais, a comunidade acadêmica, como o Programa de Auxílio-alimentação, valor pecuniário pago diretamente na conta dos estudantes beneficiados que, em abril, ganhou um incremento por parte do Governo do Estado.
“O edital nº 12/2023 foi lançado no dia 12 de abril e já contemplava esse aumento. Tivemos 3.309 candidatos e realizamos todas as etapas, como análise socioeconômica, divulgação do cronograma de entrevistas e as interposições de recursos. A última etapa foi a assinatura do termo de compromisso dos estudantes beneficiados”, destaca Ivoneide Alencar, pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex).
A pró-reitora explica ainda que, no caso desse auxílio, o edital nº17/2022 teve sua vigência e pagamentos realizados até março deste ano. Por isso, foi realizada uma nova seleção. “Antes, seriam 2.006 bolsas e que passou para 2.500. Além disso, o valor subiu de R$ 200 para R$ 300”, detalha Ivoneide Alencar.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Finanças (Proplan) da Uespi, Lucídio Beserra, os recursos para o pagamento desse auxílio são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), sendo necessário seguir as diretrizes da lei e de deliberação do conselho do fundo para a utilização dos valores. “Os pagamentos de junho e julho do edital nº 12/2023, que está vigente, foram pagos no sábado (29/7), para os estudantes correntistas do Banco do Brasil. Porém, contas de outros bancos e poupanças receberam nessa terça-feira (1°)”, finalizou o pró-reitor da Proplan.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí