Política

Câmara fará audiência para discutir má qualidade dos serviços da Águas de Teresina

O vereador Petrus Evelyn protocolou pedido de uma CPI para investigar a subconcessionária.

Foto: Ascom Câmara Municipal
Câmara dos Vereadores.

O vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara Municipal de Teresina, afirmou que na próxima semana será realizada uma audiência pública para tratar dos serviços prestados pela subconcessionária Águas de Teresina.

Foto: Ascom Câmara Municipal
Câmara dos Vereadores.

A audiência foi um requerimento apresentado pelo próprio presidente da Câmara ano passado. “Nosso requerimento já foi votado, e a audiência pública já deve acontecer na próxima semana, acredito na quinta-feira”, disse Enzo Samuel ao GP1 nessa quarta-feira (5).

O presidente da Câmara ressaltou a importância de se adotarem providências, considerando o grande número de reclamações contra a empresa, que presta um serviço essencial.

“Sobre a Águas de Teresina, hoje existe um grande questionamento da população, principalmente aquela mais vulnerável, que é a taxa cobrada em cima do valor do esgoto, que é cem por cento da água. E muitas pessoas vulneráveis não têm condição de pagar, e nós sabemos que tem até a política de que aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade têm direito a uma tarifa social”, completou Enzo Samuel.

CPI

O vereador Petrus Evelyn (Progressistas) destacou que a CPI da Águas de Teresina terá um papel fundamental na apuração das irregularidades envolvendo a subconcessionária. Segundo ele, a empresa tem causado danos ao patrimônio público, realizando intervenções nas vias da cidade sem a devida recuperação asfáltica. “Eles destruíram ruas inteiras e fazem remendos de baixa qualidade. Há um acordo com a prefeitura, mas é improvável que cumpram, pois bairros como Mocambinho e Saci precisariam ter o asfalto completamente refeito, o que não irá acontecer”, afirmou.

Foto: Reprodução / Instagram
Petrus Evelyn (Progressistas)

Outro ponto levantado pelo parlamentar é a cobrança integral da taxa de esgoto, mesmo sem o cumprimento das metas de esgotamento. Ele enfatizou que Teresina está entre as poucas capitais do país que cobram 100% da taxa e alertou que a concessionária costuma modificar o contrato conforme a aceitação popular. “Não podemos tolerar esses abusos calados! A população precisa acompanhar as investigações e participar dos debates para que possamos fazer justiça”, concluiu Petrus Evelyn.

Questionado sobre o requerimento apresentado pelo vereador Petrus Evelyn, Enzo afirmou que a proposta seguirá todos os trâmites legais. “Ela deve estar seguindo seus trâmites normais para vir ao plenário. Como hoje algumas comissões foram montadas, acredito que na próxima semana ela já deve ter sido avaliada pela assessoria jurídica da Casa e deve ser encaminhada para leitura no expediente, depois para as Comissões e para o devido trâmite”, concluiu o presidente da Câmara.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Última Notícias