Na manhã dessa terça-feira (25/01), o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren) decretou interdição ética na Unidade Mista senador Dirceu Mendes Arcoverde no município de Caracol.
Conforme o Conselho, durante vistoria foram constatadas condições precárias de funcionamento e a ausência de um enfermeiro responsável e de um profissional 24 horas.
Com a interdição ética, os profissionais da área de enfermagem não podem trabalhar e os serviço ficam suspensos na Unidade Mista de Caracol por tempo indeterminado. Os atendimentos médicos não sofrem alteração.
O relatório do Conselho mostra que a Unidade Mista, que atende a população de Caracol, apresenta uma estrutura física danificada. Entre os problemas flagrados está infiltrações no teto e paredes, mobília enferrujada e falta de conservação das enfermarias e área que seria destinada a repouso não dispõe de sequer de água para os sanitários.
Segundo o presidente do Coren-PI, Antônio Neto, com a interdição ética, os profissionais de enfermagem que atuam no local, estão impedidos de trabalhar até que a situação seja corrigida.
“No local constatamos que a Unidade só possui técnicos em enfermagem, não há enfermeiro responsável, nem enfermeiro 24h. Não há lavatório e não possui local para repouso, de acordo com a lei”, explicou.
Ainda de acordo com o presidente do Coren-PI, o prefeito de Caracol pediu que fosse retirado os termos da interdição. “Ele não pode descomprimir uma determinação, que já foi publicada no Diário Oficial. O que ele poderia ter feito era ter entrado em contato para entender os termos da interdição para providenciar as melhorias”, disse.
Fonte: JTNEWS