Política

"CPMI depende do Congresso", diz Presidente Lula durante coletiva em Lisboa

Oposição ao governo cobra a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de 8 de janeiro em Brasília

Foto: Senado Federal
Deputados em sessão

Nesse sabádo, (22/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva em Portugal falou sobre a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas que ocorreram em Brasília no ínicio do ano.

Foto: Reprodução/ Revista Oeste
Invasão de 8 de janeiro aos três poderes

A oposição ao governo pede a abertura desse inquérito, dentre eles o deputado André Fernandes (PL-CE) que propôs a comissão.

Alguns aliados de Lula são favoráveis a criação de uma CPMI, mas o chefe de executivo disse que essa decisão vai depender dos parlamentares.

Foto: Reprodução/ CNN Brasil
Presidente Lula discursa em Portugal

“CPI é por conta do Congresso Nacional. Ele decide quando ele quiser decidir. Faça a hora que quiser fazer. O presidente da República não vota no Congresso Nacional. Eu não voto no Senado, não voto na Câmara. Os deputados decidem”, disse Lula, em entrevista à imprensa no Palácio de Belém, sede da Presidência da República de Portugal.

Instabilidade no GSI

Nessa semana, o governo Lula conheceu sua primeira crise na terceira passagem pelo Palácio do Planalto. Essa situação se instaurou após imagens divulagadas pela CNN Brasil que mostraram o general da Reserva Gonçalves Dias, que era o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), "ajudando" alguns golpistas a transitarem pelos corredores do prédio.

O presidente disse que quando voltar da Europa irá resolver o caso. “Sobre o GSI, quando eu voltar, vou tomar a decisão que eu achar mais importante para o Brasil”, afirmou o chefe do executivo.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias