A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) dá continuidade aos atendimentos presenciais pré-agendados, em ações consensuais e orientações jurídicas durante o mês de fevereiro. A primeira comarca a receber a equipe será a de Demerval Lobão, no dia 11.
Seguindo o calendário divulgado, os atendimentos serão levados a Monsenhor Gil, no dia 12; Parnaguá, no dia 23 e Miguel Alves, no dia 25. Toda a ação ocorre dentro das normas higienicossanitárias necessárias ao enfrentamento à COVID-19.
Os serviços prestados são em ações consensuais como divórcio, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e suprimento de registro civil, reconhecimento de paternidade, dentre outros.
Para que o atendimento ocorra de forma segura, as comarcas são comunicadas com antecedência, oportunizando que façam uma divulgação prévia junto à população e, nas datas programadas, a equipe da Defensoria Itinerante vai às cidades para proceder o atendimento.
O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Marcelo Moita Pierot, fala sobre os resultados alcançados com essa ação junto às comarcas do interior do Piauí.
“Desde o último trimestre do ano passado, a Defensoria Itinerante vem promovendo a interiorização e descentralização no atendimento em ações consensuais junto a algumas cidades no interior do estado. Mesmo sabendo das dificuldades pelas distâncias geográficas e por termos poucos recursos humanos, estamos otimizando ao máximo esses recursos buscando a máxima efetividade e eficiência nos serviços, [...] o plano é atender o máximo possível de comarcas, tendo como meta mais de 20 nesse primeiro semestre”, destacou o defensor.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí