Com o intuito de fortalecer as ações destinadas à educação e inclusão das pessoas com deficiência, a deputada estadual Lucy Soares (PP) destinou emenda parlamentar, no valor de R$ 130 mil, para conclusão da obra de reforma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esperantina (Apae).
De acordo com Célia Maria Cavalcante, presidente da Apae, a reforma foi iniciada com recursos doados pela Receita Federal. O restante das melhorias será executado com a verba da emenda parlamentar. “Além da obra, iremos utilizar 50% dessa verba para aquisição de equipamentos para a sala de fisioterapia e consultório.
Também iremos montar uma sala de informática para nossos alunos”, disse. A Apae de Esperantina, situada na região norte do Piauí, foi fundada há 30 anos, em 17 de agosto de 1990.
Atualmente, funciona em uma nova sede, que está sendo reformada para melhor atender as 450 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, que são acompanhadas pelos profissionais da associação.
O espaço de acolhimento das pessoas com deficiência conta com uma clínica de habilitação e reabilitação, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, psicopedagogo e neuropediatra.
A Apae possui ainda o Centro de Atendimento Educacional Especializado, utilizado para acompanhar 90 crianças que precisam ser incluídas na rede regular de ensino.
Fonte: JTNews com informações da Alepi