Na manhã dessa quarta-feira (07/09), uma multidão acompanhou o desfile cívico da Independência do Brasil marcado apresentações de militares, forças armadas e protesto dos enfermeiros, na avenida Marechal Castelo Branco em Teresina (PI).
Após dois anos, devido a pandemia da Covid-19, a capital do Piauí voltou a ter o tradicional evento de 7 de setembro, que em 2022 comemora os 200 anos da Independência do Brasil. O desfile foi aberto oficialmente por volta das 8h, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Teresina.
O evento seguiu com a participação de escolas da rede municipal e outras instituições de ensino. Também desfilaram na manhã dessa quarta, as tropas militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Teresina.
O evento contou com a participação de 45 instituições, entre públicas e privadas, e um total de 5 mil pessoas desfilando em um percurso de aproximadamente 3 quilômetros, entre a ponte Juscelino Kubitschek e a ponte Estaiada.
Protesto
Um grupo de enfermeiros vestidos com roupas pretas passou em frente ao palco que recebe as autoridades na Avenida Marechal Castelo Branco, em protesto contra a liminar que suspendeu a lei que cria o piso salarial da categoria.
Os profissionais seguraram cartarzes com dizeres como: "de heróis a palhaços" ; "sem piso sem enfermagem" e "enfermagem na rua a luta continua".
Fonte: JTNEWS