Segurança Pública

Detentos tentam fugir de presídio em Itaitinga (CE) após fazerem policiais penais reféns

Ocorrência foi registrada na noite desse sábado (3), na antiga CPPL 2, na Grande Fortaleza.

Foto: VC Repórter
Forças de segurança atuaram no controle do episódio durante a noite

Um grupo de 22 detentos ligados a uma facção criminosa tentou fugir da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP 2), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite deste sábado (3). Três agentes teriam sido feitos reféns, segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE). 

Foto: VC Repórter
Forças de segurança atuaram no controle do episódio durante a noite

Na noite de sábado, as informações eram de que a fuga havia sido efetivada. No começo da madrugada desse domingo (4), em vídeo compartilhado em redes sociais, o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, afirmou que se tratou de uma tentativa de fuga.

Foto: Reprodução
Secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque,

Conforme o titular da SAP, um preso foi baleado e encaminhado a uma unidade de saúde. "Para tranquilizar a população, não fugiu ninguém da UP2, foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles para correr de volta, um preso foi baleado, está no hospital, está fora de perigo, o policial fez o que devia fazer", disse Albuquerque.

Segundo a presidente do Sindppen-CE, Joelia Silveira, a ocorrência teria sido por volta de 19h20, no momento em que um policial penal trancava um detento na cela 21, da ala D, e foi surpreendido com violência.

Foto: Reprodução
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (SINDPPEN-CE), Joélia Silveira

"O policial levou um mata-leão. Logo em seguida, foi algemado com 'cossoco' (espécie de faca artesanal). O policial foi amordaçado com mais de 30 presos", relatou Joelia, citando que uma pistola foi encontrada com presos.

Outros dois agentes da UP 2 também teriam ficado em poder dos presos, conforme a policial penal. Joelia disse ainda que os três policiais foram liberados e "estão bem", mas com "lesões e escoriações". 

LEIA A NOTA DA SAP NA ÍNTEGRA

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização informa que, na noite deste sábado (3), 22 internos ligados a uma facção criminosa iniciaram uma tentativa de fuga na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), localizada no município de Itaitinga. A tentativa foi frustrada graças à pronta resposta dos agentes do Estado, que controlaram a situação com técnica e uso controlado da força, conforme previsto em lei. Durante o confronto, um interno foi baleado e levado ao hospital para exames de corpo e delito. A SAP reitera que não houve fuga em massa e que todos os infratores responderão administrativamente e criminalmente pelos seus atos. Por fim, a secretaria reforça seu compromisso com o controle da segurança prisional, o trabalho de ressocialização e a valorização da polícia penal do Ceará, mantendo-se firme contra as tentativas do crime.

Fonte: JTNEWS com informações do Diário do Nordeste

Última Notícias