Nesse último sábado (18/6), Dona Pedrina da Conceição de Seu João Branco (Mãe Véia) como é chamada, completou 106 anos de idade e comemorou junto aos familiares mais próximos em sua residência no Bairro Nova Olinda em Jaicós [no extremo sul do Sertão do Piauí, há 350 Km da capital Teresina], e mais uma vez recebeu uma linda festinha de confraternização, com a presença da maioria dos filhos, netos, bisnetos e tetra netos, ou seja, várias gerações.
Sua confraternização é um desejo realizado pelos seus familiares mais próximos, como filhos netos e bisnetos, e ocorre anualmente, só tendo sido interrompida no período mais acirrado da Covid-19, por questões óbvias de prevenção.
Mãe Véia continua morando na casa onde viveu, por aproximadamente 05 décadas, com seu esposo e companheiro 'Seu João Branco', entretanto, foram casados por mais de 60 anos. Ele que aos 90 anos ainda trabalhava no seu ponto comercial no Mercado Público de Jaicós, onde mantinha sua budega tradicional atendendo diretamente aos seus clientes, principalmente os do interior em dia de feira (que é na segunda-feira), a feira de Jaicós sé reconhecida como uma das maiores da região e se aproxima da feira de Caruaru no Pernambuco, principalmente pelas suas variedades e especiarias peculiares ao Sertão Nordestino.
Há alguns anos, Seu João Branco, perdeu a batalha para o câncer que o separou fisicamente de sua amada dona Pedrina, que até hoje lamenta a perda irreparável do seu eterno companheiro.
A organizadora principal da festa é sua neta Carlene Silva [filha de Maria, uma das mais presentes no cuidado materno], Carlene que já tem experiência no ramo de festas, pois já trabalha nesse tipo de negócio na cidade como proprietária de loja de eventos, aliás se orgulha muito da sua única cliente de mais de cem anos que é sua vozinha 'Mãe Véia', mas ela diz sempre que espera aumentar a clientela nesse perfil da longevidade, e lembra que se seguirem aos conselhos de Mãe Véia, seguirá forte na atividade econômica futuramente, pois só precisa que cada um e cada uma vivam com tranquilidade, paciência e sobretudo, sem guardar rancor. Porque essa é a filosofia de vida de dona Pedrina, que, inclusive na família, a última irmã que veio a óbito foi dona Ângela Ramos, com 108 anos de idade, com plena lucidez [faleceu provavelmente em 2018].
Para o JTNEWS, o seu editor, Jacinto Teles, que tem fortes laços de amizade com a família de Mãe Véia, falou sobre um diálogo que teve com seu esposo, Seu João Branco [de saudosa memória], ele retratou esse diálogo assim: "um certo dia eu e minha familia, recebemos Seu João Branco em nosso residência em Teresina, quando ele veio fazer alguns exames laboratoriais, acompanhado do seu filho mais novo, o empreendedor Elias Silva [que é meu comapdre e casado com minha sobrinha Rosângela Coutinho], e então perguntei ao Seu João Branco: por que o senhor não gosta de televisão? Ele foi enfático: eu nunca assistí esse negócio, porque tira o tempo das pessoas trabalhar, isso aí é uma grande mentira que inventaram, ali dentro não tem pessoas... Concluiu dizendo que era apenas uma invenção mentirosa, mas bem feita' e ao final deu um leve sorriso e disse que estava muito bem sem televisão, porque tinha tempo para trabalhar". Jacinto Teles finalizou registrando que Seu João Branco foi uma das pessoas mais serenas, honestas e trabalhadoras que já conheceu na sua cidade natal de Jaicós.
O JTNEWS parabeniza dona Pedrina de Seu João Branco e roga a Deus para que conceda-lhe mais e mais anos de vida em abundãncia ao lado dos seus entesqueridos.
Fonte: JTNEWS