Em um discurso inflamado na cidade de Massapê do Piauí, o candidato a prefeito Dr. Wilton Coutinho denunciou a presença de jagunços vindos de Pernambuco, que estariam atuando ao lado de candidatos da oposição para intimidar a população local e influenciar o processo eleitoral. Segundo o político, há um esquema de compra de votos e pressão psicológica contra eleitores, orquestrado por esses grupos armados.
“Não deixem comprar a consciência de vocês. Eles [a oposição] estão oferecendo dinheiro alto para comprar votos, andam com seguranças e até com a Polícia Militar de Pernambuco, que está fazendo segurança e amedrontando a população, fazendo pressão psicológica. Jagunços armados estão distribuídos pelo município junto com o candidato a prefeito, intimidando as pessoas e colocando medo. Eles chegam até a perguntar quanto vale o seu voto, dizendo que pagam mais de mil reais”, afirmou Dr. Wilton, ressaltando que moradores confirmaram as denúncias. “Eles até efetuam disparos em via pública contra cidadãos, como já ocorreu em Jaicós. Isso não pode continuar acontecendo, estão maltratando eleitores.”
As declarações repercutiram e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, se posicionou contra qualquer tipo de intimidação e tentativa de compra de votos no estado. “Nenhum capanga de lugar nenhum do Brasil vai comprar voto. Se insistirem, vão aprender que no Piauí tem lei. Não tenham medo de denunciar, não tenham medo de filmar, fotografar e identificar essas pessoas que querem atrapalhar o processo democrático”, declarou o governador, encorajando a população a reportar qualquer atitude suspeita.
Fonte: JTNEWS