No último domingo (17), o advogado Germano Coelho causou polêmica nas redes sociais após uma declaração feita durante o podcast IelCast.
Especialista em direito do agronegócio, o advogado afirmou que “O piauiense não reconhece ainda, a dívida que tem com os sulistas que vieram desbravar o nosso estado”.
Ainda no podcast, Germano comentou que “o Piauí era muito barato, em 98,95… foi a época que eles começaram a vir [...] eu já ouvi histórias que um hectare custava R$3, hoje deve custar R$80 mil”, disse.
A vinda de sulistas ao Sul do Piauí, no final da década de 1990 traz a tona alguns questionamentos sobre os impactos sociais e econômicos, principalmente no que impulsionou a chegada desses “desbravadores”: o valor extremamente desvalorizado do hectare na região.
Por um lado, houve a criação de empregos e o estímulo ao comércio local, impulsionando a economia regional.
Entretanto, é inegável que a concentração de terras nas mãos dos sulistas resultou em disparidades e impactos negativos que persistem até os dias atuais sobre os pequenos agricultores e as comunidades tradicionais, estas, que provavelmente, não possuem motivos para serem gratas aos “desbravadores”.
Fonte: JTNEWS com informações do IelCast