A Promotoria de Justiça Especializada em Organizações Criminosas do Ministério Público do Piauí denunciou o empresário Josimar Barbosa de Sousa, dono da Barão Veículos, e mais 16 alvos da Operação Denarc 64 pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro para a facção do Bonde dos 40. A esposa de Josimar, Teresa Cristina de Sousa Pacheco, e os filhos do casal, o dentista Caio Felipe Pacheco Fortunato e a médica ginecologista Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa, responderão pelo crime de falsidade ideológica.
Na denúncia, o Ministério Público do Piauí apontou que os investigados procuram dissimular ou ocultar a origem ilícita de bens, valores ou direitos dando-lhes aparência lícita.
Da análise dos dados obtidos durante as investigações, pode-se notar forte esquema de lavagem do dinheiro auferido em decorrência da prática do tráfico de drogas, em favor da facção criminosa Bonde dos 40. A materialidade e a autoria do delito, segundo a denúncia, encontram-se devidamente comprovadas com base em conjunto sólido de elementos observados ao longo da fase investigativa, especialmente por meio da quebra de sigilo bancário, fiscal e Relatório de Inteligência Financeira (RIF).
Em função disso, a 27ª Promotoria de Justiça de Teresina denunciou Erisvaldo da Cruz Silva (Pássaro); Andressa Kelly Gomes Lima; Josimar Barbosa de Sousa; Edney de Sousa; Josiel Meneses De Carvalho Junior; Valdeci Soares da Silva; Artelindo Alves de Oliveira Filho; Carlos Eduardo de Carvalho Magalhaes; Walson Roberto de Assis Lira; Francis Helen Lopes Silva; Ednardo Lazaro Viana de Oliveira; Alandilson Cardoso Passos; Paulo Henrique Araujo de Moura, (Pompom); Rita de Cassia Lima De Paiva; Hudson Dianini Silva de Oliveira; Jonatha Micael Máximo da Costa e Pericles José Torres Galindo Filho pelos crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1