Na manhã desta quinta-feira (14/10), o professor, escritor e ex-presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Manoel Paulo Nunes, morreu aos 96 anos de idade, em Teresina.
O escritor estava internado desde o dia 01 de outubro em um hospital particular da capital, para tratamento de problemas pulmonares, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Paulo Nunes que era bacharel em Direito, professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista, nasceu em Regeneração, em 11 de outubro de 1925 e foi o primeiro ocupante da cadeira número 38 da Academia Piauiense de Letras, onde tomou posse em 28 de agosto de 1967.
O escritor presidiu a Academia Piauiense de Letras de 1992 a 1995 e também comandou o Conselho Estadual de Educação por vários mandatos.
Nas redes sociais, amigos e familiares publicaram homenagens e destacaram a trajetória de Manoel Paulo Nunes, um dos intelectuais mais respeitados do Piauí. O professor Cineas Santos, amigo de Paulo Nunes fez uma homenagem mostrando a grandiosidade do escritor.
A Academia Piauiense de Letras por meio de nota lamentou a morte do escritor e solidarizou-se com familiares e amigos. “A sua bela e inspiradora história viverá em nossa lembrança e em nossa saudade”, diz trecho da nota.
Nota na íntegra
"A Academia Piauiense de Letras cumpre o dever de comunicar o falecimento, ocorrido hoje, em Teresina, do professor, escritor e acadêmico M. Paulo Nunes, ocupante da Cadeira 38.
O falecimento do Mestre Paulo Nunes, líder de várias gerações, enluta a APL e representa uma grande perda para o Piauí, que ele tanto elevou com inteligência e honradez.
Ao tempo em que expressa o seu profundo pesar à família e aos amigos, enaltece a sua extraordinária contribuição à educação e à cultura, atividades que abraçou desde a sua juventude, exercendo-as por toda a vida, de 96 anos, com devoção, brilho incomum e ética.
A sua bela e inspiradora história viverá em nossa lembrança e em nossa saudade.
Teresina, 14 de outubro de 2021.
Acadêmico Zózimo Tavares Mendes
Presidente da Academia Piauiense de Letras".
O sepultamento deve acontecer na tarde desta quinta-feira (14), no cemitério Jardim da Ressureição, na zona Sudeste de Teresina.
Fonte: JTNEWS