O deputado Fábio Novo (PT) utilizou a tribuna na sessão plenária dessa quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para repercutir o G20 Social, que ocorre em Teresina entre os dias 20 e 24 de maio. Conforme o parlamentar, o exemplo de combate à fome e à pobreza fez o estado ser escolhido para sediar o evento.
“Nosso estado foi escolhido como uma reunião preparatória do G20, que ocorrerá em Belém. Foi escolhido pelo exemplo de combate à fome e à pobreza. [...] Nós tínhamos no ano de 2000 o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] de 0,48 e, de 2000 a 2010, fomos a 0,65, o que nos colocou no patamar médio. E alcançamos em 2020 o IDH de 0,71”, disse.
O parlamentar afirmou que o evento é sediado no Piauí, com participação de diversas delegações internacionais, porque querem entender como o estado conseguiu uma evolução tão grande no IDH em 20 anos. “E não basta apenas produzir PIB e não distribuir a riqueza com quem mais precisa. O que aconteceu no Piauí foi que aumentamos nosso PIB e ele foi distribuído melhor e com os mais pobres”, explicou.
O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), fez um aparte, parabenizando o parlamentar pelo pronunciamento. “Para ficar registrado nos anais a importância do G20 ao Piauí, especialmente pra nossa capital, e registrar que nós fazemos parte de uma geração vitoriosa", frisou.
Por fim, Fábio Novo ressaltou a presença de delegações de outros países no G20. "Estão vindo aqui beber na nossa fonte. O G20 não veio para cá à toa, veio por conta desses dados. Mostra que o nosso jeito piauiense de ser, a nossa garra, a nossa vontade de vencer ficou muito clara nesses últimos 20 anos, através de um grupo político que governa o estado hoje e que consegue entregar de forma mais rápida e célere pra nossa população", concluiu.
Fonte: JTNEWS com informações da Alepi