O governador Rafael Fonteles liderou, na última sexta-feira (26), uma reunião de alto nível com a cúpula da Segurança Pública, marcando um momento crucial para avaliar os resultados do ano passado e estabelecer metas robustas para o ano em curso. Na pauta, estavam presentes o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas; o comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes; o delegado-geral, Luccy Keiko, além de comandantes de unidades e delegados seccionais das Polícias Militar e Civil.
Durante o encontro, o chefe do executivo destacou os avanços significativos na redução de homicídios, roubos e furtos. Rafael Fonteles afirmou: "Muito positivo esse encontro para apresentarmos um balanço do que alcançamos em termos de melhoria da segurança pública em 2023. São números importantes de redução efetiva de homicídios, de roubo e de furtos, que é o que importa para a população."
O governador também ressaltou a continuidade da redução no início de 2024, expressando otimismo: "Estamos ainda mais otimistas com o desempenho de nossas forças de segurança para 2024. O início do ano já demonstra uma redução nos homicídios e nos roubos e furtos, e esperamos que isso aconteça durante o ano inteiro."
Contudo, o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, ponderou que há desafios a enfrentar na área, mencionando que, apesar da melhoria, os números ainda não atendem plenamente às expectativas do governador. Ele destacou a necessidade de focar nos crimes violentos e patrimoniais, especialmente em relação a organizações criminosas e aos roubos de veículos e celulares.
Para as ações de 2024, o governador Rafael Fonteles sublinhou a importância das reuniões, considerando o grande número de servidores envolvidos. "As áreas de Segurança, Saúde e Educação são as mais capilarizadas, que têm maiores orçamentos, que estão presentes em todos os municípios, e eu tenho procurado me aproximar muito desses gestores regionais para fortalecer os conceitos, as metas e os valores que os nossos secretários já estabelecem cotidianamente com essas equipes", finalizou o chefe do executivo.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí