O Governo do Piauí realizou duas reuniões nesta semana com o intuito de discutir os índices de criminalidade e estratégias para combatê-los no Estado. A primeira reunião aconteceu no Palácio do Karnak nessa segunda-feira (11/1) e foi coordenada pelo governador Wellington Dias (PT).
A segunda reunião, do Gabinete de Gestão Integrada (GCI) com instituições que atuam na segurança pública no Estado, aconteceu na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (ACADEPOL) e teve a participação do secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson a quem compete coordenação geral das ações no âmbito da Polícia Penal estadual.
Na segunda-feira (11/01), o JTNEWS havia publicado que a primeira reunião seria na ACADEPOL, mas a ordem das reuniões foi alterado pelo Pálacio de Karnak. O editor Jacinto Teles, havia apontado duas ações prioritárias que devem nortear as ações a ser decididas, como investimento financeiro e trabalho de investigação para identificar a criminalidade por dentro das instituições de segurança piauiense [como um câncer que corrói as principais células do corpo].
Em entrevista ao JTNEWS, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, informou alguns pontos tratados e sugestões apresentadas na reunião, como por exemplo:
• Em caso de rompimento ou descumprimento de medidas diversas da prisão, através do monitoramento eletrônico, só é informado atualmente ao Poder Judiciário; a sugestão apresentada na reunião, foi no sentido de que essas informações também sejam repassadas às autoridades policiais, para assim tomarem algumas providências importantes, perante o processo.
• Aumentar a interação entre o sistemas de inteligência das Polícias Civil, Militar e Penal, criando uma força integrada e envolvendo o Ministério Público Judiciário;
• Reuniões mensais do Núcleo da Segurança Pública do Estado como um todo, para discutir estratégias e avaliação de ações de combate à criminalidade, dentre outras importantes pontos.
Além disso, o secretário de Justiça, Carlos Edilson juntamente com o diretor de Inteligência da Sejus, Charles Pessoa, também apresentaram o resultado da Operação Fim de Ano, realizada nas penitenciárias do Piauí, que foi bastante exitosa no combate ao crime a partir do interior dos estabelecimentos penais [que é ambiente bastante fértil para as facções criminosas], as quais atuam e muitas vezes comandam de dentro pra fora.
“Tivemos um resultado bastante positivo. Isso se deu pela implementação de novos protocolos de segurança. Seguiremos monitorando e reforçando, cada vez mais, esses protocolos de disciplina nas unidades penais”, finalizou o secretário Carlos Edilson.
Fonte: JTNEWS