Lançados nessa segunda-feira, (17/4), os Jogos Escolares Piauienses edição 2023 e com a adesão da primeira edição da paralimpíada com o objetivo de estimular e promover a inclusão de todos os estudantes nos municípios piauinses que recebem os jogos. Além do Governador do Estado, Rafael Fonteles, os secretários de esportes, educação e da Secretaria do Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) também estavam presentes na cerimônia. Rafael Fonteles diz que os jogos escolares não falam apenas de esporte mas também sobre promover a cultura da paz.
"A gente realmente tem a convicção que o esporte é muito mais do que o lazer. Ele tem um componente fundamental na formação dos nossos jovens, das nossas crianças. Ele tem um papel fundamental na inclusão da sociedade e tem um papel fundamental na cultura de paz que tanto a gente quer na sociedade e obviamente, que tem que ter nas escolas", afirmou o governador.
Secretário da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, enfatizada a importância de se criar esse tipo competição para incluir também as pessoas com deficiência.
"Primeiro nós sabemos que o esporte é um instrumento de inclusão social e faz também com que as pessoas com deficiência melhorem a sua autoestima. Faz com que essas pessoas possam está incluídas na prática esportiva. Estamos muito felizes com essa ação porque sabemos que as pessoas com deficiência sempre que participam de paralimpíadas nacionais, internacionais, trazem medalhas para o país", destacou Mauro eduardo.
A prática de esporte nas escolas estimula a sociabilidade entre crianças e adolescentes. A secretaria de esportes do Piauí, Josiane Campelo, comenta sobre esse ponto dos esportes. "Jogos Escolares vão muito além de uma comperição esportiva, é a qualidade de vida de nossas crianças e jovens, como também é a inclusão social e claro o espiríto esportivo", pontou a secretária.
Os Jogos Escolares Piauienses serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. A previsão é de que 5.300 estudantes de escolas públicas e privadas participem, o dobro do total e participantes do ano passado (2.079).
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí