A Guarda Civil Municipal fechou mais de 200 estabelecimentos durante o último fim de semana, com o objetivo de garantir o cumprimento de medidas restritivas e de isolamento social em Teresina.
As equipes trabalharam durante todo o dia na fiscalização do cumprimento do decreto da Prefeitura Municipal, que continha normas mais rígidas, inclusive determinando que alguns estabelecimentos de serviços essenciais se mantivessem fechados.
De acordo com o relatório, foram 60 estabelecimentos fechados na sexta (26), 106 no sábado (27) e 83 no domingo (28). As equipes abordaram lojas, bares, depósitos de bebidas, restaurantes, padarias, feiras e festas nas zonas rural e urbana de Teresina.
Neste domingo, os índices de isolamento social chegaram a 56,2%, número maior que os 53,4% registrados no domingo anterior e um dos maiores verificados recentemente.
No sábado, os índices também foram positivos, chegando a 50,2%, bem maiores que os 41,8% registrados no sábado anterior. Este aumento está ligado a uma série de medidas adotadas em Teresina para intensificar o isolamento social e conter a disseminação da COVID-19.
Apesar da leve alta, o percentual continua abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é acima de 70%.
Fonte: Prefeitura de Teresina