Barreiras móveis foram montadas no centro de Teresina para identificar pessoas infectadas pela COVID-19. A busca ativa está sendo realizada pela Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) em pontos diferentes, ao longo do dia, na região central da cidade.
“Uma vez identificada a pessoa com algum sintoma, nós iremos fazer essa anotação e encaminhar para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para que essa pessoa seja depois contatada e orientada para adoção da medida necessária”, explica o tenente-coronel John Feitosa, comandante da GCM.
As barreiras se assemelham à blitzen de trânsito, onde são parados carros, motos e até veículos de passageiros. No momento da abordagem será feita a aferição da temperatura corporal e os casos suspeitos notificados. “Não iremos fazer testes”, pontua o comandante.
No início da manhã desta quarta-feira (24), a barreira foi montada na Rua Barroso, próximo à Praça Saraiva. A busca ativa no centro da cidade segue por tempo indeterminado.
Teresina vem registrando aumentos sucessivos nos números de infecções e morte por COVID-19. São 6.065 casos positivos e 294 pessoas já morreram em decorrência do Novo Coronavírus, segundo dados da FMS.
Os índices de isolamento social na capital ficaram entre 42% e 51,54% nesta segunda-feira (22), segundo as duas bases de dados utilizadas pela Prefeitura de Teresina para fazer este acompanhamento: a startup InLoco e as operadoras de telefonia celular.
O índice ainda está abaixo dos 73%, considerado o mínimo necessário pela Organização Mundial de Saúde para ajudar a conter a disseminação do Novo Coronavírus.
Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde