A rede de atendimento do Instituto de Assistência à Saúde do Piauí (Iaspi) acaba de ganhar um reforço significativo na região norte do estado. A inauguração da expansão do atendimento oncológico no Hospital Marques Bastos (HMB), em Parnaíba, ocorreu nesta segunda-feira (26), prometendo beneficiar mais de 20 mil usuários do sistema Iaspi Saúde e Plamta na cidade e em toda a Planície Litorânea e região dos Cocais.
O evento contou com a presença do presidente do HMB, Mirócles Véras Neto, a diretora-geral do Iaspi, Dra. Daniel Aita, o deputado estadual Dr. Gil Carlos Modesto, além de médicos, diretores e equipe técnica. As novas instalações da área de oncologia do hospital foram visitadas, evidenciando o compromisso com a expansão da rede credenciada, que fortalece a parceria já existente.
Com 500 pacientes atualmente em tratamento oncológico, o Hospital Marques Bastos planeja dobrar o número de leitos de sete para 14, permitindo um acesso mais amplo ao diagnóstico precoce e ao tratamento oncológico. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), referência no atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, agora estende seu alcance aos usuários do Iaspi na região.
Mirócles Véras Neto expressou sua gratidão pela iniciativa, destacando a importância de evitar o deslocamento até Teresina para receber tratamento. A diretora do Iaspi, Dra. Daniel Aita, ressaltou a diversificação dos serviços oferecidos em Parnaíba, que agora conta com atendimento ambulatorial em mais de 20 especialidades, incluindo cirurgias complexas.
O deputado Gil Carlos Modesto enfatizou o crescimento de Parnaíba, transformando-se em referência para uma vasta região. Ele parabenizou a diretora do Iaspi e o presidente do HMB pela expansão do atendimento, elogiando o compromisso do governo estadual em proporcionar saúde de qualidade a custos acessíveis.
O Hospital Marques Bastos, que já oferece atendimento a cerca de 1 milhão de habitantes, entre consultas, exames, cirurgias e quimioterapia, ainda terá a incorporação do tratamento de radioterapia até o final do ano. A instituição também investe em apoio ao paciente, incluindo a aquisição de uma casa de acolhimento para pacientes de outras cidades que necessitam descansar antes de retornar para casa.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí