A Secretaria da Justiça do Estado do Piauí (SEJUS-PI) implantou novas estruturas e procedimentos na unidade da Polícia Penal Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina, representando uma grande mudança para o sistema prisional piauiense.
Em um curto período de tempo, todos os pavilhões da unidade foram reformados utilizando, exclusivamente, mão de obra carcerária. Além disso, a SEJUS adotou novos protocolos de segurança e novas rotinas carcerárias, tornando a unidade mais segura e cumprindo com maior êxito o papel do sistema prisional.
Além da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a unidade da Polícia Penal Penitenciária Regional Irmão Guido também passou por reforma e manutenção em suas instalações, dando continuidade ao projeto de utilização da mão de obra carcerária como meio de ressocialização.
"Hoje, nós temos uma unidade amplamente reformada, uma unidade limpa e com altíssimos protocolos de segurança. Protocolos esses que favorecem o trabalho de humanização. Nós estamos trabalhando para trazer agora uma empresa para dentro do sistema prisional, para criar aqui um núcleo de trabalho", afirma o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues Barbosa.
Nos próximos dias a SEJUS deverá apresentar um projeto para efetivar o trabalho dos apenados na unidade prisional da Polícia Penal, firmando parceria com uma indústria de Teresina para utilização da mão de obra dos reeducandos.
Fonte: JTNEWS