O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira (02/6), o edital com o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As datas constam no Diário Oficial da União (DOU).
As inscrições para o exame estarão disponíveis entre 30 de junho e 14 de julho. Já as provas, tanto impressas como digitais, serão realizadas em 21 e 28 de novembro deste ano.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, já havia anunciado a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em novembro, e mesmo com as incertezas na realização da prova após cortes no Orçamento anual, que afetaram principalmente o Ministério da Educação, o Exame foi mantido.
Segundo o edital, “o participante que se ausentou na edição do Enem 2020, que teve a oportunidade de apresentar justificativa de ausência e teve sua solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 deferida deverá também efetuar sua inscrição para edição do Enem 2021”.
Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Confira as datas e prazos:
Inscrições: 30/6 a 14/7
Pagamento da taxa: até 19/7
Prazo para pedir atendimento especializado: 30/6 a 14/7
Prazo para pedir tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
Provas: 21/11 e 28/11
Fonte: JTNEWS