Uma partida de futebol Universitário na Jamaica terminou com quatro jogadores hospitalizados, após serem atingidos por um raio.
O incidente aconteceu no duelo entre Wolmer's Boys 'School e o Jamaica College, no Stadium East, nessa segunda-feira (16).
Os atletas foram atingidos aos 39 minutos do segundo tempo, durante uma tempestade, com dois profissionais de cada equipe sendo atingidos pelo raio.
O árbitro Karl Tyrell cancelou a disputa e os quatro jogadores foram assistidos, mas a condição do jogador Terrence Francis parecia mais grave.
Veja aqui o vídeo:
O que acontece com uma pessoa atingida por um raio?
Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções.
A corrente que passa pelo corpo nesses casos é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico.
“Se essa pessoa estiver nadando em uma piscina ou no mar, o perigo é ainda maior, pois a água conduz a eletricidade com mais eficiência”, diz a biofísica Alice Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Além de provocar danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração, o raio literalmente torra a vítima. Mas esse tipo de acidente é raro. O mais comum é a pessoa ser atingida de forma indireta, recebendo a corrente pelo solo ou por ramificações laterais do eixo principal do raio.
“Os campos de futebol são recordistas em acidentes com raios”, diz o engenheiro Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Para se proteger, o ideal é estar sempre calçado e buscar rapidamente abrigo em algum lugar fechado durante uma tempestade. Continuar uma partida de futebol mesmo debaixo de chuva, como se vê, pode ser bastante perigoso.
Fonte: JTNews com informações Portal Super Interessante