A 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina recebeu a denúncia do Ministério Público contra João Gabriel Costa Cardoso, ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), tornando-o réu por crimes como invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica, corrupção passiva e fraude processual.
A juíza Junia Maria Feitosa Bezerra Fialho considerou haver indícios suficientes para abertura da ação penal e determinou a citação do acusado, que está preso na Penitenciária de Altos-PI. João Gabriel terá 10 dias para apresentar defesa. Caso não constitua advogado, será representado pela Defensoria Pública.
João Gabriel é ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e confessou à Polícia Civil ter participado da adulteração de mais de 100 sentenças judiciais. Segundo ele, a fraude foi possível devido a uma vulnerabilidade no sistema do tribunal, identificada ainda no início de 2023, quando atuava como estagiário e assessor de magistrados. O TJ-PI, por meio da Corregedoria, iniciou uma investigação interna para verificar se houve invasão ao sistema e vazamento de senhas de servidores. A falha foi corrigida com a implementação da autenticação de múltiplo fator.
Fonte: JTNEWS