Por determinação do juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, foram derrubadas nesta quinta-feira (10) as contas no Instagram do sargento Avelar dos Reis Mota e do cabo Raimundo Jairo Torres Alves, da Polícia Militar do Piauí. Eles foram alvos da Operação Jogo Sujo II, deflagrada nessa quarta (9) pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), com intuito de combater a divulgação de jogos de azar ilegais.
Durante a operação, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão nos endereços dos dois policiais, ocasião em que o cabo Jairo acabou sendo preso em flagrante, após ser encontrado na sua residência um celular roubado. Já na casa do sargento Mota, que não foi preso, foram apreendidos um notebook e um celular.
O sargento Mota possuía mais de 250 mil seguidores e o cabo Jairo, mais de 120 mil.
Os dois policiais figuram em uma lista de investigados composta majoritariamente por influenciadores digitais, todos conhecidos por divulgar jogos de azar. Segundo o delegado Alisson Landim, da DRCI, os alvos da operação divulgavam vídeos falsos de ganhadores e até emulações de plataforma, razão pela qual responderão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa, entre outras práticas ilegais.
“Em muitas dessas plataformas são utilizados engodos, estelionato, seja com falsos vídeos de ganhadores, seja emulações de plataforma, que ainda vão ser verificados. Nessa operação eles irão responder pelo crime estelionato, jogos de azar, indução do consumidor a erro, associação criminosa e lavagem de dinheiro”, disse o delegado em entrevista à imprensa
Fonte: JTNEWS com informações do GP1