O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen- PI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou desde março 89 mil testes para detectar o Novo Coronavírus.
“Desde o começo da pandemia o laboratório vem desempenhando um papel fundamental no diagnóstico da COVID-19, o que ajuda no tratamento precoce da doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do Novo Coronavírus na amostra examinada.
“A análise de biologia molecular é considerada padrão ouro por identificar a presença do SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, em amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração do material genético das moléculas (RNA) até chegar a etapa final do processo” explica a diretora do Lacen-PI, Waterlene de Carvalho.
A capacidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí é de mil exames por dia, o que possibilita a entrega dos resultados em até 48 horas. Nas últimas semanas o sistema que alimenta esses exames teve um problema que acabou atrasando as entregas, porém já está tudo solucionado.
“Tivemos um problema no sistema do site, que é administrado pelo Ministério da Saúde, mas já colocamos todos em dia. Nosso intuito é dobrar esse número de exames realizados, fazendo com que mais pessoas recebam o diagnostico em tempo hábil”, ressalta a diretora.
Fonte: Governo do Estado do Piauí