Brasil

Lula faz fisioterapia e já caminha após cirurgia, segundo equipe médica

O presidente deve permanecer no hospital até a próxima terça-feira (3), com a possibilidade de sair um dia antes, em caso de uma pronta recuperação.

Foto: Pedro Ladeira | FolhaPress
Equipe médica que realizou as cirurgias no presidente Lula durante coletiva de imprensa na última sexta (29).

Um dia após a cirurgia no quadril, o presidente Lula (PT) caminhou e realizou sessões de fisioterapia, segundo o boletim médico divulgado neste sábado (30). O presidente está internado em um apartamento do hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Lula passou por uma cirurgia programada para tratar um problema na região do quadril. A equipe médica decidiu aproveitar que o presidente estava anestesiado para realizar uma segunda cirurgia para retirar o excesso de pele das pálpebras —uma blefaropastia.

Foto: Pedro Ladeira | FolhaPress
Equipe médica que realizou as cirurgias no presidente Lula durante coletiva de imprensa na última sexta (29).

"[Lula] passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia. Permanece internado em apartamento, e sob cuidado das equipes do prof. dr. Roberto Kalil Filho, da drª Ana Helena Germoglio e prof. dr. Giancarlo Cavalli Polesello", diz o boletim mais recente.

O mandatário vinha se queixando de dores no quadril desde o período eleitoral, no ano passado. Chegou a afirmar que não realizou o procedimento logo depois de assumir para não demonstrar fragilidade e as pessoas acharem que ele estava "velho".

Segundo a equipe médica, Lula terá condições de pisar firmemente com os pés no chão em breve, mas precisará utilizar um andador por conta das questões de equilíbrio. A recuperação no Palácio da Alvorada envolverá sessões de fisioterapia, em meio ao trabalho rotineiro do presidente.

Segundo interlocutores no Palácio do Planalto, Lula optou por realizar a cirurgia na capital federal porque pretende se recuperar na residência oficial e voltar a trabalhar assim que for possível.

O presidente deve permanecer no hospital até a próxima terça-feira (3), com a possibilidade de sair um dia antes, em caso de uma pronta recuperação. Depois da cirurgia, a expectativa é a de que ele fique ao menos três semanas trabalhando de casa, o Palácio da Alvorada.

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S.Paulo

Última Notícias