Uma equipe do Governo Federal, formada pelo secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Arruda; coordenadora-geral da Diretoria de Projetos (DPROJ), Daniela Amoroso e a diretora de Gestão de parcerias da SNEALIS, Andrea Ewerton; juntamente com equipes das secretarias de esportes, educação, saúde, assistência social e da inclusão da pessoa com deficiência do Piauí, visitaram na manhã dessa quarta-feira (28/6), espaços públicos em Teresina para a implantação do projeto piloto do Programa Rede de Desenvolvimento do Esporte, que tem o Piauí entres os 7 estados brasileiros selecionados.
O projeto tem como objetivo induzir e fomentar a prática de atividades esportivas para a vida de toda a população. O programa tem como foco a redução do sedentarismo, melhoria das condições de mobilidade e a busca pelos demais benefícios físicos, sociais e psicológicos proporcionados pelo esporte.
Entre os locais visitados estão a quadra poliesportiva Francisca Trindade, na região da Vila Irmã Dulce e o Complexo Esportivo Almeidão, no grande Dirceu. Para o secretário Nacional de Paradesportos, Fábio Arruda, essas visitas in-loco são extremamente importantes para a escolha do local que o programa piloto será implantado.
“Essas visitas de campo foram muito importantes para que a gente possa ter noção dos equipamentos esportivos nas áreas, e conhecer os líderes comunitários, associações, os projetos ligados à cultura, esportes, assistência social, saúde e educação. Assim a gente vai poder ter suprimentos para a implantação da rede aqui no Piauí. Foi importante também a presença das equipes das secretarias, para observar o que existe na região, assim levar aos seus respectivos secretários e ao governador, para que possamos escolher o território ou os territórios escolhidos e voltar aqui com a ministra para a implementação do programa”, finalizou Fábio.
Para Álvaro Moreira, gerente de Desportos da Secretaria de Esportes, a implementação da Rede de Desenvolvimento do Esporte beneficiará a população como um todo. “A nossa secretária dos esportes Josiene Campelo e o nosso governador Rafael Fonteles vem fazendo um belo trabalho com a retomada, ampliação e criação dos projetos esportivos do estado. Com esse programa do ministério dos esportes a população piauiense só vem a ganhar mais qualidade de vida e ainda a redução dos índices de criminalidade”, pontua Álvaro.
A equipe do Ministério dos Esportes também participou de reuniões com secretários estaduais e com o governador Rafael Fonteles, e na abertura dos jogos escolares, foi apresentado o programa para as equipes das secretarias envolvidas.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo Piauí