Governadores do Nordeste se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na tarde dessa terça-feira (20/04), para tratar sobre o contrato da aquisição da vacina Sputnik V.
Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste, afirmou que o Ministério se posicionou claramente a favor da aquisição de mais vacinas, inclusive a Sputnik V.
Além disso, o ministro citou também a agenda do presidente Jair Bolsonaro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir as condições de autorização da vacina pela Anvisa.
O governador do Piauí apontou que o Ministério mantém a posição de que todas as vacinas sejam colocadas do Plano Nacional de Imunização (PNI) na compra desses contratos feitos pelos estados e afirmou que uma reunião para discutir o assunto deve ser realizada na próxima segunda-feira (26/04), com a participação da área jurídica do Ministério da Saúde, coordenadores e procuradores dos estados.
“Vamos encontrar uma solução jurídica. O objetivo é chegar ao entendimento de como será o modelo de pagamento da vacina”, disse Wellington Dias.
“Falta autorização da Anvisa. Toda a nossa prioridade é não perder a entrega da Sputnik para o Brasil. É uma vacina de baixo efeito colateral e elevada imunização que tem eficácia e ter a segurança, e está sendo aplicada em 60 países do mundo”, lembra o governador piauiense, ao solicitar pressa na negociação.
O Consórcio do Nordeste fechou a compra de 37 milhões de doses da vacina e os gestores querem manter o cronograma ainda para abril. “O que o Brasil mais precisa nesse momento é de vacina”, finaliza Wellington Dias.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí