Piauí

Morre aos 77 anos, ex-procurador-geral do estado Abílio de Santana Ribeiro

Abílio deixa um casal de filhos, Claudia Virgínia; que já foi procuradora de Estado, e Abílio de Santana Ribeiro Júnior, que atua na PGE-PI como assessor jurídico, além da viúva Marta Chaves.

Foto: Reprodução | Redes sociais
Abílio Santana.

É com muito pesar que o JTNEWS comunica o falecimento do ex-procurador-geral do Estado, Abílio de Santana Ribeiro, nesta terça-feira (31/10), aos 77 anos.

Foto: Reprodução | Redes sociais
Abílio Santana.

Dr. Abílio foi procurador-geral entre os anos de 1991 e 1994. Ele teve papel fundamental no crescimento e no fortalecimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), principalmente na área jurídica onde atuou por todo o tempo que esteve na instituição. 

Em 2024, ele completaria meio século como procurador, uma vida inteira dedicada à advocacia pública. 

Abílio deixa um casal de filhos, Claudia Virgínia; que já foi procuradora de Estado, e Abílio de Santana Ribeiro Júnior, que atua na PGE-PI como assessor jurídico, além da viúva Marta Chaves, atual analista técnica, também da Procuradoria.   

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) publicou uma nota de pesar lamentando o falecimento do Dr. Abílio. Confira na íntegra:

Foto: Reprodução | Redes sociais
Nota de pesar: Abílio de Santana Ribeiro, por OAB-PI.

O Presidente de OAB Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, lamentou a morte e relembrou que o Advogado Abílio Santana Ribeiro era uma das maiores reservas morais do Piauí.

“Foi um abnegado Procurador do Estado. O Estado do Piauí deve muito ao Doutor Abílio. Tive a honra de ser seu contemporâneo na PGE e sempre nos ensinava notadamente sobre a legislação estadual da qual era exímio conhecedor! Um dia triste para a advocacia do Piauí”, pontuou Celso Barros. 

Em suas redes sociais, Celso Barros publicou fotos ao lado de Abílio Santana, juntamente com um texto em sua homenagem. 

"Hoje nos deixou o querido doutor Abílio Santana Ribeiro, uma das maiores reservas morais do Piauí, uma legenda! Foi um abnegado Procurador do Estado e tive a honra de ser seu contemporâneo na PGE até a sua aposentadoria; homem firme nas suas convicções e que nos ensinava diariamente"

Foto: Reprodução | Redes sociais
Na imagem, Celso Barros e Abílio Santana.

"Um dia triste! Nesse registro especial tive uma de tantas conversas com ele e procurava seguir os seus conselhos que para mim eram como se fossem ordens! Um abraço carinhoso na dra. Marta e nos amigos Abílio Júnior e Cláudia Virgínia".

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Última Notícias