Nesta quarta-feira (10/11), após 14 dias, motoristas e cobradores do transporte público de Teresina decidiram encerrar a greve da categoria e voltar às atividades normalmente na capital.
A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (10), em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), no centro de Teresina. Com o fim do movimento, os ônibus do transporte coletivo devem voltar a circular respeitando 100% da frota determinada em ordem de serviço pela Strans.
O sistema de transporte público entrou em greve por tempo indeterminado após definir as diretitres da paralisação em assembleia realizada no dia 27 de outubro. Dentre as reivindicações dos motoristas e cobradores estão o pagamento do salário integral no valor de R$ 2.039, o pagamento dos tickets no valor de R$ 611, o plano de saúde, além disso, eles também solicitavam a assinatura da convenção coletiva de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT).
A principal pauta do movimento era a cobrança pela assinatura da convenção coletiva de trabalho, documento que regulamenta questões como carga horária e salário dos trabalhadores do transporte público.
Ainda segundo o sindicato, durante os dias de greve os trabalhadores respeitaram a decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que determinou a circulação de 70% da frota nos horários de pico, e 30% nos horários de entrepico.
Fonte: JTNEWS