A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) destaca que oito municípios do Piauí estão em situação de risco para ocorrência de surto de Dengue, Chikungunya e Zika, de acordo com o Boletim da 33º Semana Epidemiológica – 2020.
Os municípios são Caracol, Guadalupe, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Júlio Borges, Lagoa do Barro do Piauí, Morro Cabeça no Tempo e Santana do Piauí.
Os dados da Dengue aponta que Teresina tem o maior número de casos notificados e confirmados para doença. Até o momento, o Piauí não registrou, no ano de 2020, nenhuma morte em decorrência dessa doença. No ano passado, o Piauí contabilizou duas mortes.
Municípios que já notificaram casos de Dengue no Piauí em 2020: Acauã, Barras, Belém do Piauí, Bom Jesus, Curimatá, Geminiano, Joaquim Pires, Lagoinha do Piauí, Parnaíba, Picos, São João do Piauí e Teresina.
Sobre a Dengue, o boletim destaca ainda os “cinco municípios com maior número de casos prováveis com respectiva incidência por 100 mil habitantes”, que são Teresina, Alagoinha do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Pedro II.
A Sesapi ressalta que ações de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças, estão em andamento no estado:Tratamento focal em todas as sedes dos 244 municípios; Levantamento de índice mais tratamento focal realizada em localidades na zona rural dos municípios; Ações de mobilização social realizadas de forma intersetorial pelos municípios; Bloqueio de casos suspeitos notificados.
Zika Vírus
Até o dia 19 de agosto de 2020, apenas cinco municípios do Piauí notificaram casos de Zika Vírus com o total de cinco casos confirmados e 12 casos prováveis. Em 2019, 20 municípios registram a doença com total de 42 casos confirmados e 52 casos prováveis. Não há registro de mortes pela Sesapi nos anos de 2019 e 2020 por essa doença.
Os dados mais recentes da Sesapi confirmam que 20 municípios já notificaram a Febre Chikungunya no ano de 2020. Atualmente, o Piauí está com 154 casos prováveis e 132 casos confirmados para essa doença.
Em 2018, quatro municípios registram juntos seis morte pela doença; foram eles: Matias Olímpio, São João do Piauí, São Julião e Teresina. Não há registro de óbitos em 2019 e em 2020, até o momento
Fonte: JTNEWS com informações da Sesapi