O governo do Piauí está lançando um programa para expandir os serviços de telessaúde em todo o estado, por meio do Programa Piauí Saúde Digital. Prefeitos e secretários municipais têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao programa e garantir que suas comunidades possam se beneficiar dessa revolucionária iniciativa.
O Programa Piauí Saúde Digital é uma iniciativa pioneira no Brasil, destinada a ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado, utilizando a telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas. O objetivo é garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.
A adesão ao Piauí Saúde Digital não só possibilitará a inclusão dos municípios na rede de telessaúde, mas também abrirá caminho para a extensão do programa a todas as Regiões de Saúde do Piauí, respeitando as especificidades de cada esfera do serviço público de saúde. A assinatura do contrato é crucial para que os municípios possam desfrutar dos benefícios proporcionados pelo programa.
"Com a adesão, os municípios terão implantados em sua rede de saúde o acesso 24 horas por dia, com interoperabilidade aos serviços de teleconsultas ilimitadas com médicos de diversas especialidades, que ajudam a reduzir as filas de espera por um procedimento, como já comprovado nos municípios onde o serviço está implantado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
Dois municípios, Piripiri e Lagoa do São Francisco, já estão colhendo os frutos do programa. Piripiri foi o primeiro a receber o Piauí Saúde Digital e realizou atendimentos que zeraram filas em oito especialidades médicas. Lagoa do São Francisco também aderiu ao programa, oferecendo atendimentos de qualidade à sua população.
A plataforma do programa possibilita a integração na Regulação, permitindo agendamento multi-especialidade de teleconsultas com profissionais como Psiquiatra, Psicólogo, Nutricionista, Pediatra, Ginecologista, Endocrinologista e Dermatologista. Além disso, há interoperabilidade com centrais de exames multiespecialidades, aparelhos e sistemas dos hospitais e unidades de saúde em geral, com emissão de laudos multi-especialidades.
“Para início da prestação dos serviços de telemedicina por meio do sistema implantado, é necessário que o gestor municipal assine o Termo de Implantação, junto à Sesapi. O governo do Piauí tem como meta implantar serviços de saúde de ponta para mais próximo da nossa população, com a ajuda da tecnologia”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
A Sesapi destaca a importância da adesão dentro do prazo estabelecido, lembrando que os municípios que optarem por aderir até 31 de janeiro terão os repasses a título de cofinanciamento da saúde pública mantidos até dezembro de 2024, em acumulação com a prestação do serviço de saúde por meio de telemedicina ou telessaúde. Aqueles que não realizarem a adesão dentro do prazo ficam excluídos do Programa Piauí Saúde Digital, com o cofinanciamento suspenso a partir de fevereiro de 2024, conforme determinação estabelecida pelo decreto nº 22613, de 15 de dezembro de 2023
Fonte: JTNEWS com informações do Pensar Piauí