O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
Todos os anos, o mês de novembro é dedicado para lembrar aos homens a importância de cuidar da saúde. O Novembro Azul, como a campanha ficou conhecida internacionalmente, destaca a importância da prevenção de várias doenças, mas tem como foco principal o câncer de próstata.
Em entrevista para o JTNEWS, o médico urologista Luciano Couto, reforça que a ideia é incentivar os homens a cuidarem da saúde para ter uma melhor qualidade de vida, segundo ele, a conscientização é fundamental nesse processo de chamar atenção dos homens para a necessidade de eleger a saúde como uma prioridade.
O urologista ressalta ainda, que o câncer de próstata quando detectado no início, tem 90% das chances de cura e é essencial manter a atenção, uma vez que a se trata de uma doença silenciosa, principalmente em seu estágio inicial.
"O câncer de próstata não costuma dar nenhum sintoma nas suas fases iniciais, é uma doença silenciosa, por isso e importante que seja feito os exames de forma preventiva. Quando aparece um sintoma, geralmente essa doença já está em um estágio mais avançado, o que vai fazer com que dificilmente nós consigamos curar a doença... Não há porque não fazer o diagnóstico precoce de uma doença que é curável e que depois se torna tão grave", pontuou.
Apesar da campanha incentivar a saúde geral do homem, a detecção precoce do câncer de próstata é o foco já que, segundo o Inca, no Brasil, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Luciano Couto destaca que os exames de rotina são essenciais para se descobrir a doença ainda no início.
Como realizar a prevenção ao câncer de próstata?
Os exames realizados anualmente para o diagnóstico do câncer de próstata são toque retal e exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que é uma substância liberada especificamente pela próstata, e que quando aumenta pode indicar câncer de próstata.
Existem alguns tipos de câncer de próstata, mas o mais comum é o Adenocarcinoma Acinar Usual. Segundo o especialista, os outros cânceres são muito raros e, também no início, são assintomáticos, por isso a necessidade de realizar exames de detecção todos os anos.
Fonte: JTNEWS