O culto religioso à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecido como Novena Perpétua da Vila Operária, agora é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Piauí. A oficialização ocorreu através de uma lei de autoria da deputada estadual Gracinha Moraes Souza (PP), sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT). O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira (29).
“Fica declarado como Patrimônio Imaterial do estado do Piauí a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada, semanalmente, às terças-feiras, durante todo o dia, na Paróquia São José Operário, na cidade de Teresina”, afirma o texto da lei. Além de reconhecer a importância cultural e religiosa do evento, a nova legislação inclui a Novena Perpétua no calendário oficial de eventos do Piauí.
A Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é realizada todas as terças-feiras, com celebrações desde as 5h30 da manhã até as 20h. A Paróquia São José Operário, localizada na Rua Sete de Setembro, na zona norte de Teresina, acolhe cerca de 20 mil devotos ao longo do dia em mais de dez celebrações.
A tradição da novena tem suas origens na Província Redentorista de São Luís, nos Estados Unidos, em 1927. No Brasil, a devoção chegou a Teresina nos anos 60, propagando-se rapidamente entre os fiéis. O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de estilo bizantino, remonta ao século XIV e é venerado por sua expressão marcante que parece acompanhar o olhar de qualquer ângulo.
O governador Rafael Fonteles também ressaltou a relevância da novena para a identidade cultural do Piauí. “A novena é uma manifestação de fé profundamente enraizada na vida dos teresinenses e piauienses. Reconhecê-la como patrimônio imaterial é preservar e valorizar essa expressão cultural e religiosa”, afirmou o governador.
As celebrações na Paróquia São José Operário são organizadas em 14 horários diferentes ao longo do dia, permitindo que um grande número de fiéis participe. Os horários das novenas às terças-feiras são: 5h50, 6h30 (Missa), 7h, 8h30, 9h30 (Missa), 10h30, 12h (Missa Novena), 15h, 16h, 17h, 18h (Missa Novena), 19h e 20h.
A importância da novena vai além das celebrações semanais, envolvendo a comunidade em um ritual que promove a fé, a união e a esperança.
Fonte: JTNEWS