Geral

O que é ditadura militar? Veja o que Leandro Karnal pensa sobre defender a volta do militarismo

Leandro Karnal é um intelectual formado em história que atua como professor e escritor

Foto: Reprodução
Leandro Karnal

Durante entrevista na TV Cultura, Leandro Karnal falou sobre a Ditadura Militar e citou duas hipóteses que acredita para que as pessoas defendam a volta dos militares.

O que é ditadura militar?

Ditadura militar é o regime político no qual membros das Forças Armadas de um país centralizam política e administrativamente o poder do Estado em suas mãos, negando à maior parte dos cidadãos a participação e a decisão nas instituições estatais. A última ditadura militar vigorou no Brasil por 21 anos, entre 1964 e 1985.

Com o argumento de evitar a realização de uma ditadura comunista no Brasil, em período de Guerra Fria, as Forças Armadas brasileiras realizaram um golpe de Estado em 31 de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart. Eleito como vice-presidente em 1960, Jango (como era conhecido) assumiu o poder após a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.

"A ditadura civil-militar no Brasil foi marcada pela extrema violência com a qual foram combatidos os opositores do regime. Prisões arbitrárias, torturas, estupros e assassinatos foram realizados pelas forças militares e policiais no país. Desde o primeiro momento, direitos políticos foram cassados, instaurando ainda uma rígida censura aos diversos meios de comunicação e à expressão literária e artística da população."

Leandro Karnal

Leandro Karnal é um intelectual formado em história que atua como professor e escritor. O pensador ajuda a divulgar conhecimento ministrando palestras e cursos Brasil afora, muitos desses vídeos são divulgados no youtube.

As palestras de Leandro Karnal podem ser vistas no youtube, o professor tem um canal oficial chamado Prazer, Karnal, onde divulga os seus vídeos. São 20 livros já escritos por Leandro Karnal, quase todo eles sucessos absolutos. Alguns constantemente na lista dos mais vendidos de não-ficção no Brasil.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias