Na última quarta-feira (09/11), o Conselho Federal da OAB promoveu o 3º Encontro de Vice-presidentes dos Conselhos Seccionais - Gestão 2022-2024. A reunião, que ocorreu de forma híbrida, tratou desde temas de tecnologia a temas de candidaturas femininas, do censo da advocacia em Pernambuco à regulação do marketing.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, abriu o evento e deu as boas-vindas aos presentes, em seguida, o coordenador de Tecnologia e Inovação da entidade, Paulo Brincas, fez uma apresentação a respeito do aperfeiçoamento da Tecnologia da Informação do Sistema OAB, uma bandeira de Horn.
Dos temas abordados, Paulo Brincas falou da reestruturação do Programa Anuidade Zero, da migração dos sistemas dos conselhos seccionais, de consultas on-line para a advocacia, e da elaboração do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a garantia da observância da atuação mínima de cinco causas por cada advogado no país. Brincas também tratou dos planos de dar mais eficiência às Caixas de Assistência da Advocacia (CAAs) por meio de convênios.
O presidente do CFOAB marcou presença durante a abertura do encontro e fez uma breve abertura, agradecendo a parceria de Horn na condução dos trabalhos da diretoria da OAB.
“Cumprimento sobremodo meu querido amigo, irmão, co-presidente Nacional da Ordem. No momento que nós passamos, contamos com o seu equilíbrio, parceria, lealdade, atenção, empenho, força e vigor, e tem amparado esta Presidência para que nós possamos atravessar, e tenho certeza que já estamos chegando na outra margem, da pacificação do país, e devo muito ao Rafael.”
Dessa forma, ele seguiu pontuando a importância da posição de vice-presidente. “Tenho certeza de que todas as seccionais têm tido a estabilidade necessária para o momento com alguma turbulência ou outra por conta da presença e da atuação de cada vice-presidente que aqui conosco está nesta manhã. Por isso, recebam em nome da advocacia brasileira, meu reconhecimento, meu agradecimento por todo o trabalho empreendido nesta quadra histórica que o Brasil atravessa”, disse Simonetti.
Ao JTNEWS, a vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, que esteve presente no encontro, falou sobre os principais assuntos discutidos com os demais vice-presidentes das Seccionais.
“Vice-presidentes de todo o país, de todas as Seccionais reunidos para debater diversos assuntos. Um dos principais temas discutidos foi a Informatização do Sistema OAB, um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e que sendo aplicado em todas as Seccionais. Nós debatemos ainda sobre o Observatório de Candidaturas Femininas e discutimos sobre o Senso que foi realizado na OAB de Pernambuco e tá servindo de modelo para ser realizado em todas Seccionais e do Conselho Federal também.
É um momento em que nos reunimos com o presidente do Conselho Federal, vice-presidente e levamos nossos pleitos também. Trocamos informações sobre ações que estão dando certo nas subseções, ações que não deram certo e como podem ser realizadas e nesse sentido a gente vem trabalhando para a melhoria da Advocacia”, destacou.
Horn, por sua vez, reforçou o trabalho conjunto com o presidente. “Nós procuramos nos inteirar das pautas, das que são delegadas e as que nos são atribuídas”, disse sobre a direção da OAB Nacional. Ele agradeceu a presença e colaboração dos vice-presidentes de todas as seccionais.
“Temos trocado ideias e com isso buscado cada vez mais ter condição de propiciar o engrandecimento da advocacia. O amor que nos une, o amor pela advocacia, faz com que estejamos comprometidos e doando nosso tempo de forma voluntária para viabilizar uma Ordem cada vez mais forte. Os vice-presidentes têm sido grandes parceiros desta gestão”, afirmou.
Fonte: JTNEWS com informações da OAB