Piauí

OAB-PI e CAAPI promovem ciclo de palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama

A psicóloga hospitalar Fonseca Cavalcante destacou os impactos das doenças no convívio familiar e no desenvolvimento de atividades laborais

Foto: Divulgação/OAB-PI
OAB-PI e CAAPI promovem ciclo de palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Na última terça-feira (18/10), a OAB-PI reuniu um time de especialistas, membros de Comissões Temáticas e promoveu um ciclo de diálogos sobre os métodos de prevenção e tratamento dos diversos tipos de câncer.

Foto: Divulgação/OAB-PI
OAB-PI e CAAPI promovem ciclo de palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O “Chá Rosa”, em alusão ao mês de outubro, período de promoção da campanha nacional de conscientização para o combate ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero, foi realizado em parceria com a CAAPI.

Organizado pela vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, pelas Comissões Temática e pela CAAPI, o ciclo foi iniciado com uma palestra sobre a importância da atividade física para o fortalecimento do sistema imunológico.

“O outubro rosa não é algo apenas simbólico, é uma oportunidade para nos preocupar em levar informações qualificadas à sociedade para o combate ao câncer de mama, sobretudo às mulheres”, disse a secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar.

Formas de tratamento

No bloco seguinte, o médico mastologista Sabas Carlos Vieira e o médico, advogado e presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB Piauí, Williams Cardec, proferiram informações sobre o processo de tratamento da doença que afeta cerca de dois milhões de pessoas por ano, no mundo inteiro.

“A fórmula do câncer é fumar, consumir álcool, não praticar atividades físicas, ficar obeso, consumir alimentos enlatados. São fatores do cotidiano humano, como esses, que causam o aumento da incidência da doença em todo o planeta”, ressaltou o médico Sabas Vieira.

A psicóloga hospitalar Fonseca Cavalcante destacou os impactos das doenças no convívio familiar e no desenvolvimento de atividades laborais. “Quando se descobre o câncer de mama, a pessoa é atingida na sua autoestima. As consequências são devastadoras para a paciente (o), bem como para todos ao seu redor. Por isso, quanto mais prevenir, melhor, pois muitas vezes o tratamento chega a ser tardio”, explicou.

Conhecimentos

Ao final, o terapeuta sistêmico e presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB Piauí, Rogério Almeida, falou da importância de se observar as causas das doenças e sintomas também através da visão das Constelações Familiares Sistêmicas de Bert Helliger.

Para ele, o ciclo de debates promoveu a soma de conhecimentos de diversas áreas de atuação sobre um mesmo problema, em benefício da advocacia, dos colaboradores da OAB-PI e da sociedade em geral.

Fonte: JTNEWS com informações da OAB-PI

Última Notícias