Segurança Pública

Operação da PF combate traficantes que escondiam drogas em tripas de animais

As ações, que contam com 60 policiais, ocorrem em Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Pato, no Paraná, e em Sinop, no Mato Grosso

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Operação Tripas da PF combate tráfico de drogas no Paraná e no Mato Grosso

Nesta quarta-feira (31/08), em combate ao tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) realiza a operação “Tripa” com o objetivo de cumprir 19 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva em cidades no Paraná e no Mato Grosso.

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Operação Tripas da PF combate tráfico de drogas no Paraná e no Mato Grosso

O nome da operação “Tripa” faz referência ao modo de como os criminosos usavam o transporte de grandes quantidades de maconha, misturado com tripas de animais, para enganar a polícia. As ações, que contam com 60 policiais, ocorrem em Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Pato, no Paraná, e em Sinop, no Mato Grosso.

As investigações começaram em 2021, após apreensões de cargas de maconha, que saíram do Paraguai e tinham como destino São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A PF descobriu que esse grupo estaria ligado a pelo menos cinco ocorrências de tráfico internacional.

Durante as ocorrências, a PF prendeu 12 pessoas e apreendeu mais de 20 toneladas de maconha, e vários caminhões usados para o transporte das drogas, além de mais de R$ 100 mil em espécie, dinheiro obtido com a venda da maconha.

Alguns dos envolvidos são donos de empresas de beneficiamento de tripas de animais na região oeste do Paraná, e estariam usando essas empresas em favor do tráfico.

Além da prisão dos líderes da quadrilha, a justiça autorizou o sequestro de dinheiro, carros e casas dos envolvidos, e ainda de empresas em nome deles e em nome de “laranjas”, que teriam sido obtidas com tráfico de drogas. Eles vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, caso sejam condenados podem pegar 41 anos de prisão.

Fonte: CNN Brasil

Última Notícias