A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí iniciou, nas primeiras horas desta quinta-feira(17), a "Operação Atônito". A operação de vistoria nos pavilhões e celas da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira [localizada no Município de Altos a 30 Km de Teresina], teve como objetivo dar mais um passo na retomada dos procedimentos de ordem, segurança e disciplina na Unidade Penal.
A garantia da segurança prisional tem repercussão direta no desenvolvimento da paz social, não somente para os delinquentes [que desejam recuperação] e que cumprem pena no estabelecimento penal agrícola, mas sobretudo, para a população circunvizinha da Unidade Prisional que há muito vem sofrendo as consequências da falta de procedimento disciplinar eficaz naquele ambiente carcerário.
Neste momento, em razão do trabalho conjunto de operadores de Execução Penal, que contam com o apoio da Secretaria gestora do Sistema Penitenciário do Piauí (Sejus), que destinou uma equipe altamente preparada tecnicamente para a Major César tem-se a perspectiva de que a situação geral vai continuar melhorando.
Cerca de 50 agentes penitenciários, membros do Grupo de Apoio Rápido (GAR) e policiais do Batalhão de Choque estiveram envolvidos na missão que apreendeu 13 celulares, 23 carregadores, oito baterias, uma caixa com 359 DVD's piratas e uma pequena quantidade de drogas.
De acordo com o diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, a operação estava dentro do cronograma do órgão. "Estamos voltados e focados para matermos os protocolos de segurança e disciplina das unidades penais. Logrando esse êxito, a sociedade agradecerá, pois muitos problemas que envolvem a segurança pública serão evitados", comentou o diretor.
O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, enfatiza que a ação ocorreu dentro do esperado e que tal prática é importante para a efetivação de políticas públicas com o objetivo da reinserção social. "Com a ordem mantida, poderemos avançar nas ações que possibilitem a ressocialização e a assistência ao detento que busca a mudança de vida", pontuou o gestor prisional do Estado.
Fonte: JTNews, com informações da Secretaria da Justiça